domingo, 19 de julho de 2015

Tatuagens e seus significados

Bom dia, amores!
Hoje vou fazer um post um pouco diferenciado, vou falar sobre tatuagens e seus significados. Vou falar em particular, claro, das que eu pretendo fazer em breve.


  1. Âncora
    Assim como no mar a âncora é sinônimo de firmeza para a embarcação, uma tatuagem com esse desenho pode representar firmeza, segurança, convicção, tanto física quanto ideológica. Em contrapartida, seu peso pode representar também um atraso, um fardo a ser carregado. A isso se ligam ideias de abrigo, proteção, apoio, estabilidade e confiança.

  2. Hamsá
    Com crescente difusão no ocidente, a mão já é também conhecida há bastante tempo no oriente, como “Hamesh“, nome hebraico – “Hamsá” é árabe. Ambos os nomes fazem menção ao “cinco”, número de dedos de uma mão. No islã o símbolo é ainda chamado de “Mão de Fátima“, em referência à filha mais nova do profeta Maomé. Consta que a aparição do símbolo se deu ainda entre os fenícios, daí o fato de ser recorrente em várias culturas posteriores, como egípcia e judaica. O desenho varia de uma cultura oriental para outra, bem como seu significado. Em geral, as pessoas utilizam o Hamsá como um símbolo de proteção que representa a benção, poder e força. Sua maior utilização se dá como um amuleto que torna aquele que o possui imune ao mau-olhado. Além disso, a “Mão de Fátima” também pode representar feminilidade e acredita-se que ela ajuda a aumentar a fertilidade das mulheres. Como dito anteriormente, a representação da mão pode mudar muito e apresentar formatos estilizados com tamanhos e formatos diferentes. A mão de Hamsá com a palma virada para fora e com os dedos para o alto, voltados ao céu, representa barrar e afastar, relacionando-se ao masculino. Já quando virada para dentro e com os dedos para baixo, em direção à terra, faz menção à energia criadora, ligando-se a Deus. Os dedos da mão podem ser representados juntos para trazer boa sorte ou separados (mão aberta) para afastar as coisas ruins. Quanto ao seu preenchimento, ele pode conter representações da Estrela de Davi, pombos e arabescos, mas o mais comum é a representação de um olho, reforçando a ideia de proteção. O talismã é originalmente utilizado em outros formatos, nas portas de residências ou dentro de carteiras, mas sua utilização em tatuagens vêm crescendo. Claro que além das propriedades “mágicas” já citadas, a popularização do símbolo passa diretamente por seus atributos estéticos.

  3. Coruja
    A imagem da coruja sempre remete à noite. Por ser um animal que dá as caras no escuro, sua atenção e vigília constantes precisam ser capazes de ir além das trevas. É tão atenciosa como uma “mãe coruja”, a ponto de só piscar um olho – sim, corujas só piscam um dos olhos. Aliás, seus grandes olhos corroboram com a imagem da percepção apurada – a coruja veria o que os outros não veem, uma espécie de intuição capaz de ver além de todo fingimento e alcançar o “real”. Há até quem diga que o animal é portador do “terceiro olho’. Muito por conta de ser aquela que conhece os segredos da noite, além de ser ela própria um segredo noturno, também simboliza a sabedoria, sendo muito associada ao conhecimento da filosofia. Outro aspecto relacionado ao espírito da coruja é como anunciador da mudança, mudança esta que comumente é vista como a morte literalmente, mas que pode ser metafórica, uma transição de vida mesmo.

  4. Triângulo
    Tem uma simbologia bastante interessante, a maioria das pessoas que fazem esse desenho no corpo querem representar o passado, presente e futuro. Também pode representar corpo,mente e alma. O triângulo tem vários significados dizendo-se ainda que é a forma da perfeição.

  5. Aspas
    Significa que aquilo que as pessoas pensam, imaginam ou falam estará sempre assim: entre aspas. A essência é invisível, é apenas perceptível. E como já dizia Clarice Lispector: "Sempre conservei uma aspa à esquerda e à direita de mim".

  6. Yin Yang
    O símbolo representa o princípio da dualidade de Yin e Yang, o qual tem origem na filosofia e metafísica chinesas. O Yin e o Yang são duas forças que se complementam e compõe tudo o que há no mundo. O equilíbrio entre elas faz com que surjam todo movimento e mutação. O Yin representa o princípio passivo, noturno, escuro e frio. Está ligado à escuridão, à água, ao inverno, a partes baixas, a locais calmos como cemitérios e igrejas, e objetos frágeis e pequenos. Em relação a situações e ao ser humano, representa o ódio, o sedentarismo, a oposição, a inveja, a intolerância e a dificuldade. O Yang representa o princípio ativo, diurno, luminoso e quente. Está ligado à luz, à montanha, ao verão e calor, a partes altas, a locais ruidosos como festas e bailes, ao concreto e objetos grandes e maciços. Em relação a situações e ao ser humano, representa o amor, a iniciativa, a ajuda, a admiração, a amizade, a criatividade, a tolerância e a facilidade. As situações em que há Yin demais são exageradamente calmas e sem vida e devem ser evitadas. As que têm muito Yang são agitadas demais e causam excesso, e também deve-se evitá-las. Os dois princípios estão implícitos em toda e qualquer manifestação existente na natureza. Os opostos complementam-se e não há conflito entre os mesmos, um depende do outro para existir. Esse conceito é expressado pelo símbolo: dentro do Yin preto está um ponto do Yang branco, e dentro do Yang branco está um ponto do Yin preto. Os pontos representam dependência mútua. O Yin-Yang representa o equilíbrio da natureza, da força, das mentes e do físico.
Espero que tenham gostado! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário