quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Resenha: O Encontro Marcado


Boa tarde, amores! Como vão? Hoje vim trazer pra vocês uma resenha de um livro que acabei de ler e gostei bastante. Espero que gostem <3

Ficha Técnica:

EDITORA: Record.
IDIOMA: Português.
PAÍS: Brasil.
ANO: 2006.
AUTOR: Sabino, Fernando.
PÁGINAS: 288 páginas.
Sinopse: História de adolescência e juventude, de prazeres fugidios, desespero, cinismo, desencanto, melancolia e tédio, que se acumulam no espírito do jovem, amadurecendo em um mundo desorientado. Ele vê seu matrimônio quebrar-se quando já não pode abdicar. Por sua própria experiência, o suicídio deixa de ser uma solução. Nessa paisagem atormentada, ele deve renunciar a si mesmo, para comparecer ao encontro com uma antiga verdade.


O livro nos traz a história de Eduardo Marciano, um garoto nascido e criado na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Desde criança Eduardo já se mostrava diferente, começando pelas suas crises de nervoso em que era capaz de se arranhar o rosto todo até sangrar apenas para conseguir a atenção dos pais. Ao passar dessa fase, o garoto cresce um pouco e descobre um novo mundo, o mundo literário. Onde ele começa se apaixonar pela literatura, e daí nasce sua vontade de ser escritor. Ainda pequeno, Eduardo participa de um concurso de contos, o qual ele ganha e viajava até o Rio de Janeiro com o tio de um amigo para receber seu prêmio. Chegado no Rio, Eduardo insiste em ficar em um hotel diferente, do que o do tio de seu amigo. E passado, o tempo em que devia ficar fora, o garoto simplesmente resolve não voltar para Minas, deixando todos doidos a sua procura. Até que seu pai, Sr. Marciano vai em busca do filho e o encontra gastando o dinheiro de um outro concurso - que participará em seu tempo no Rio - num Hotel. Seu Marciano então, leva o filho de volta para a casa.
Passado o tempo, Eduardo vai ficando mais velho e com isso, o que se espera é que ele amadureça. Porém, ele e mais dois amigos, Mauro e Hugo, com a ideia de serem poetas, causam uma bagunça enorme pela cidade em suas noites de farra. Agora estudante de direito, Eduardo, continua o mesmo garoto rebelde de antes, que não segue ordens, achando-se dono do próprio nariz. Assim como Eduardo, Mauro e Hugo fazem o mesmo. Mauro um jovem estudante de medicina, que ama causar tumultos políticos em público, e Hugo um poeta sensível com a saúde abalada.
Com o passar do tempo, os três amigos começam a seguir rumos diferentes. Eduardo se apaixona por uma moça de família importante e muda-se para o Rio. Enquanto Hugo e Mauro continuam na mesma cidade seguindo suas vidas, agora sem o mesmo contato de antes. Hugo torna-se um professor, enquanto Mauro vai trabalhar no Pronto-Socorro da cidade.
Eduardo então, passa a viver aventuras com novos amigos, alguns já conhecidos de sua cidade natal, outros ele passa a conhecer no decorrer de sua vida no Rio. Mas sempre as mesmas histórias de outrora, noites de bagunças e bebidas em bares da cidade do Rio. Agora casado com Antonieta, a moça que fizera com que ele mudasse para o Rio, Eduardo insiste em continuar com as idas no bar, agora acompanhado de sua mulher onde encontram sua turma de amigos.
Ao contrário do que parece, Eduardo não consegue tornar-se um homem feliz. Pelo contrário, ele é tomado por crises de consciência, que o faz questionar sobre sua real felicidade, sobre estar no caminho certo. Em meio essas crises, Eduardo acaba se perdendo e com isso, acaba perdendo as novas e velhas amizades, até mesmo sua mulher, Antonieta.
Agora sozinho, sem amigos e sem mulher, ele se vê na fossa, no fundo do poço. Sem nem ao menos conseguir fazer aquilo que ele mais ama: escrever. Esgotado, angustiado, sozinho e perdido, Eduardo começa a refletir sobre sua vida com a ajuda de um antigo amigo de colégio, que tornou-se monge. Buscando redenção, Eduardo passa então a frequentar o mosteiro sempre que precisa de conselhos. E aos poucos, Eduardo vai se reconstruindo e reencontrando sua essência.
Demorei um pouco mais do que o normal para ler esse livro, não pelo tamanho, mas sim pelo modo como foi escrito. Durante a leitura, ás vezes ficava um pouco confusa sobre quem estava narrando se era o próprio personagem ou algum narrador, principalmente no final. E outra coisa que me atrasou bastante, foi o modo como os personagens aparecem no decorrer da história, como se surgissem do nada e sumissem do mesmo modo. Fora isso, gostei bastante do livro e da história. Não conheço muito sobre o autor do livro, mas acredito que Eduardo fosse como uma de suas faces quando mais novo. Jovem, determinado, sonhador e literário, Eduardo desde cedo sempre teve como meta escrever seu grande romance, mas aos poucos seus planos foram dando errado e ele acabou tendo que seguir um caminho diferente do que imaginava, um caminho um pouco mais longo do que o previsto.

5 comentários:

  1. Não conhecia o livro !
    Mas lembro a resenha já me prendeu um pouco, e eu adoro livros que prendem nossa atenção desde a sinopse.

    Meu Ponto de Vista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, apesar de ser uma leitura um pouco difícil, compensa muito! Depois me conte o que achou, haha.
      Beijos <3

      Excluir
  2. Adorei a resenha do livro *--*
    E seu blog é lindo, parabééns :*

    ResponderExcluir
  3. Pra começar, adorei o nome do seu blog..
    Não conhecia esse livro mas deu vontade de ler...
    Beijos
    http://gabipiazza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir