quinta-feira, 8 de março de 2018

Não vou mais

Por muito tempo fui calada, reprimida e obrigada a seguir um determinado padrão. Por muito tempo fui machucada, violentada e achei que tudo era a minha culpa. Por muito tempo fui chamada de puta, vadia, biscate, vagabunda e tive que aguentar calada. Por muito tempo fui obrigada a ser alguém completamente diferente de mim. Me disseram que eu não poderia ser alguém na vida, que deveria arranjar um marido que cuidasse de mim. Me disseram que era minha culpa toda vez que me gritavam cantadas com segundas intenções ou quando me puxavam pelo braço na balada. Me fizeram acreditar que eu não era capaz, que eu precisa crescer, casar e ter filhos. Me fizeram acreditar que era frescura minha ficar constrangida ou não gostar das cantadas maldosas, que eu deveria era ficar feliz. Me fizeram acreditar que assédio é sinônimo de elogio, e, por muito tempo achei que tivesse algo de errado comigo. Colocaram na minha cabeça que meu corpo era feio, que eu deveria viver de dietas caso quisesse ser bonita. Fizeram com que eu me sentisse inferior às outras garotas, com que eu desejasse ser uma pessoa completamente diferente. 

Foram anos e anos sendo oprimida, sendo privada de direitos básicos. Foram anos de luta para que eu pudesse chegar até aqui. Levou muito tempo até eu poder descobrir quem sou e o tamanho da minha força. Não espere que eu vá me calar agora, porque não vou. Vim até aqui e vou continuar a seguir meu caminho, como eu bem entender. Não me importa o que você pensa. Não me importa que na sua cabeça eu esteja errada. Porque eu não estou, muito pelo contrário. Finalmente, posso me olhar no espelho e sorrir. Consigo me orgulhar da mulher que estou me tornando e não me importa se isso não se encaixa no seu padrão. Não estou aqui para te agradar. Não vou mais voltar atrás. Não vou mais me segurar.

Se eu quero, eu posso. E não há ninguém que possa me impedir. Eu não preciso de alguém ao meu lado pra ser feliz, assim como não preciso vestir 36 ou ter o cabelo liso. Posso muito bem ser feliz sozinha. Posso muito bem cuidar de mim mesma. Posso e sou capaz de fazer minhas próprias escolhas. E é assim que vai ser. Essa luta é minha e irei até o fim. Não há nada que possa me calar, não mais.


Image and video hosting by TinyPicFEMINISMO EM PAUTA
O projeto "Feminismo em Pauta" é uma parceria entre os blogs "Ela matou o amor" e "Estações". Temos o intuito de mostrar a luta das mulheres nas diversas expressões e contextos que as envolvem, e assim, falarmos sobre assuntos novos e cotidianos para o nosso conhecimento, posicionamento e união dentro e para além do movimento feminista. Através de textos, indicações de filmes, playlists de músicas, resenhas literárias e cinematográficas, além de outras diversas formas de intervenção, vamos enaltecer, informar e empoderar a luta das mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário