domingo, 17 de dezembro de 2017

A única pessoa que pode te fazer feliz é você


Já passei daquela fase de acreditar em contos de fadas e finais felizes. Durante bastante tempo me permiti acreditar nessas coisas, mesmo no fundo sabendo que a realidade quase nunca condiz com os sonhos, com as comédias românticas ou com as histórias de amor contadas nos livros. Talvez eu tenha errado em me permitir acreditar assim, mas assim sempre foi mais fácil. É tão mais fácil se recuperar de um coração partido quando se acredita que no final tudo vai ficar bem. Afinal, é isso que nos ensinam desde pequenos, não é? No final tudo sempre se ajeita de uma forma ou de outra, todos ganham seu final feliz. Por mais clichê que isso pode soar, escolhi acreditar, porque sou humana, tenho vários sonhos e sempre esperei pelo meu final feliz.

Não, não quero uma história igual das comédias românticas que insisto em assistir todo final de semana. A ideia nunca foi essa. Também não quero ser igual as princesas dos contos de fadas que precisam ser resgatadas por algum príncipe, tampouco quero beijar um sapo esperando que ele se transforme no homem dos meus sonhos. Até porquê, cá entre nós, tudo isso só é bonitinho na teoria, na prática chega a ser um absurdo. Quem beijaria um sapo? E por que diabos eu estaria trancada numa torre ou aceitaria uma maçã de uma estranha? Além do mais, ao contrário do que as comédias românticas pregam, posso sim ter um melhor amigo homem e não quer dizer que vamos nos apaixonar um pelo outro. Assim como também posso ter uma amizade-colorida ou ter noites de sexo casual com alguém sem me apaixonar. Não, não existe isso de que cedo ou tarde vou acabar me apaixonando por aquele carinha que conheci no Tinder com quem eu saio às vezes. Talvez eu realmente me apaixone e seja um sentimento mútuo. Ou talvez ele se apaixone e eu não, ou vice-versa. Ou simplesmente ninguém se apaixone e continue sendo apenas algo casual. E tudo bem. A vida não é um filme de romance, não há roteiros a serem seguidos.

E além do mais, viver vai muito além do que encontrar alguém e se apaixonar. Viver deveria ser uma combinação de coisas que nós gostamos, uma soma de momentos e experiências boas, assim como também ruins. Ficar buscando toda essa paixão e o tão esperado “felizes para sempre” dos romances, muitas das vezes acaba sendo tóxico. A gente passa a colocar na cabeça de que precisamos de alguém para ser feliz, quando na verdade não precisamos. Não tem como outra pessoa te fazer feliz, se você não está feliz consigo mesmo. A única pessoa que pode te fazer feliz é você, apenas você, o outro deve ser apenas um complemento para essa felicidade. E nada mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário