sexta-feira, 18 de março de 2016

Vamos falar sobre política?

Atualmente não há mais nada que esteja tão na mídia brasileira quanto política, ou melhor, a política do nosso país. Tornou-se comum ouvir por aí sobre impeachment, operação lava-jato, corrupção. Assim como também as manifestações vem virando rotina, uns manifestam por aquilo que realmente acham certo, outros por aquilo que lhes favorecem, enquanto a grande parte manifesta sem nem mesmo saber o porquê. A questão é que, a maioria das pessoas nunca se importaram realmente com política, sempre votaram em quem acharam conivente, nunca se preocuparam em eleger um candidato que realmente oferecesse bons projetos ou que realmente demonstrasse interesse em fazer do Brasil um país melhor.
Na política hoje em dia geralmente entra aquele que tem mais dinheiro, ou que é financiado por quem tem. São raros os que realmente entram por serem bons líderes, por realmente terem capacidade para estar lá. Durante toda a nossa história foi assim e vai continuar sendo, não se iludam achando que tirar o atual governo mudará algo. Porque o problema em si não está na atual presidência, não está nos deputados, nem nos senadores, o real problema está nas pessoas que os colocaram lá, que os elegeram.
A corrupção, os desvios de verba, nada disso vem de hoje. A diferença é que o atual governo, diferente dos anteriores, não jogou a sujeira toda em baixo do pano. Pelo contrário, o Partido dos Trabalhadores foi o único partido até hoje a deixar que membros do partido sejam julgados, condenados e que a mídia os exponhas. Acredito que muitos discordarão sobre isso, como também me julgarão como esquerdista. Mas, antes disso, apenas façam um esforço e reflitam um pouco: há alguns anos, no helicóptero do ex-governador de Minas Gerais foram encontrados quase 500kg de cocaína, e, atualmente, ele foi citado na 'Operação Lava-Jato' onde foi acusado de receber propinas; foi descoberta uma conta na Suíça do atual presidente da câmara dos deputados, o mesmo que também possuía até veículos em nome de Jesus, assim como existem inúmeras provas contra ele. O que foi feito quanto a esses dois políticos? Por que não estão tão em alta na mídia? Afinal, nosso ex-presidente não sai mais dos jornais, quando na verdade, as provas contra ele nem mesmo são concretas, ainda estão investigando-os. Enquanto os outros dois, mesmo com provas continuam soltos e ainda se acham no direito de ir na mídia pedir impeachment da presidenta. Isso faz sentido? Por que apenas um partido é foco da mídia, por que só um único partido é o culpado pela atual situação do governo?
A única resposta que consigo achar para tudo isso, é que precisamos falar mais sobre política. Chega daquele discurso de que 'religião, política e futebol não se discute'. É preciso discutir, é preciso conversar, argumentar e começar a pensar por si próprio. Enquanto a maioria decide manter-se fora por ser um 'assunto chato', nós só temos a perder. É preciso falar sobre política nas escolas, ensinar nossos jovens a história do país, mostrar a eles a verdade por trás de tudo. É preciso falar sobre política em casa com nossos filhos, pais, irmãos, discutir os fatos, mostrar-lhes argumentos e ter um ideal. É preciso falar sobre política no barzinho com nossos amigos, com os colegas de trabalho, até mesmo com o garçom. O assunto só é realmente chato quando não se sabe sobre ele, por isso, acima de tudo é preciso informar-se melhor, buscar fontes, estudar fatos, e principalmente, conhecer a história.
Não basta reclamar do atual governo, muito menos culpar apenas uma pessoa pela crise do país. Quando na verdade as pessoas que realmente mandam e desmandam estão saindo ilesos. Ir na rua com um cartaz pedindo impeachment da presidenta é fácil, gritar para os quatro cantos que o governo atual é corrupto é mais fácil ainda, principalmente quando se não entende nada de política e não passa de massa de manobra. O difícil é estudar sobre a história do país, é buscar informações, é procurar entender o que realmente é política, é aprender a pensar por si próprio, e só então depois, opinar sobre.
*Favor só comentar algo se realmente ler todo o texto.

Um comentário:

  1. Oi! Eu até entendo que as pessoas tenham essa sede repentina de mudança e acho que querem isso muito rápido. Acho que as pessoas se esquece um pouco da história também. Caso ela caia, olha o partido do vice-presidente?! Esse partido não foi nada benéfico para o nosso país na era Sarney, sem falar que no governo dela foi que bomba explodiu não quer dizer que seja tudo culpa dela. Acho que só a pegaram para Cristo porque agora que a crise estourou aqui. Não acredito num governo limpo, nem de longe. Sei que é bem sujo lá encima, temos que mudar, mas mudar com consciência. As vezes até prefiro não me pronunciar porque parece que estou encima do muro mas não estou só acho que eu tenho uma opinião consciente.

    ResponderExcluir