quinta-feira, 29 de outubro de 2015

29 de Outubro - Dia Nacional do Livro


Boa tarde, meus amores! Quem aí é leitor? Que livro te introduziu no mundo da leitura? Lembro até hoje dos primeiros livros que li, eram todos sobre princesas. Comecei a gostar de livros bem cedo, desde pequena minha mãe sempre lia para mim. Com 5 anos de idade comecei a ler, e pra mim não tinha coisa melhor do que ler todos aqueles livros sozinha. Um dos livros que eu mais gostava de ler era o do Patinho Feio, era a minha história favorita e continua sendo até hoje. Acho incrível como aquele patinho conseguiu dar uma reviravolta tão grande em sua vida e passar por cima de todos os maus tratos que sofreu quando pequeno. Bom, mas o post de hoje não é sobre o Patinho feio, tampouco de um livro especifico. Quero falar sobre livros, em especial, sobre primeiros livros. Livros que nos introduziram no mundo da leitura. Perguntei á algumas amigas sobre isso, e assim como eu, ambas já gostam de ler desde pequenas. Começando com clássicos, como contos de fadas e fábulas, e gibis.
Acredito que todos temos um primeiro livro, aquele que em especial mexeu com você, te fez ter gosto para ler. Não importa se foi um livro infantil que você leu quando criança, ou um outro livro. O que importa é o que aquele livro te passou e a experiência que você teve com ele. Afinal, cada livro, uma experiência diferente, um sentimento diferente. Assim, como o Patinho Feio me fez virar leitora desde pequena, como os gibis da Turma da Mônica e os livros de princesas fizeram minhas amigas tornarem-se leitoras, existe uma biblioteca enorme de inúmeros livros de todos os gostos e gêneros esperando para fazer o mesmo por outras pessoas. Para torna-las leitoras. Para quem já é leitor, há milhares de livros por aí esperando para serem lidos, para ensinarem um pouco mais. E ajudar a mudar o mundo. Como já dizia Mario Quintana:
"Livros não mudam o mundo,
quem muda o mundo são as pessoas.
Os livros só mudam as pessoas."
 Feliz dia do livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário