segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Tatuagens e seus significados #2

Boa tarde, amores! Esse será nosso segundo post sobre tatuagens e significados, para quem quiser ver o primeiro está aqui. Hoje vou falar o significado de mais 6 tatuagens que eu gosto. Se alguém se interessar e quiser um terceiro post sobre isso, é só comentar que eu faço. Espero que gostem. Vamos as tatuagens!



  1. Caveira Mexicana
    A tatuagem de caveira mexicana significa mortalidade e a própria morte sendo escolhida por pessoas que querem prestar o devido tributo aos seus amados que não estão mais entre os vivos, a tatuagem de Caveira Mexicana foi inspirada no Dia dos Mortos. O Dia dos Mortos é uma das festas mexicanas mais animadas em que os mortos vêm visitar a sua família. Ela é festejada com comida, bolos, festa, música e doces. Os preferidos das crianças são as caveiras de açúcar. As famílias separadas pela distância voltam a encontrar-se e agrupam-se em volta dos seus mortos.


  2. Fênix
    As tatuagens de Fênix podem representar uma pessoa que, apesar de todas as dificuldades, conseguiu superar e “renascer das cinzas”. Além do seu significado principal, hoje em dia acredita-se que cada parte do pássaro represente algo diferente. Por exemplo, as asas significam prosperidade, o corpo significa bondade e a cabeça significa confiabilidade. Muitos afirmam também que a Fênix é algo místico e significa muito mais do que podemos imaginar. Se formos pensar por um lado metafórico, a Fênix se assemelha bastante ao sol. A cada dia, o sol “morre” ao anoitecer e no outro dia ressurge cheio de energia, da mesma forma que a ave mitológica ressurgia depois de ter se transformado em cinzas.


  3. Borboleta
    Há uma crença amplamente difundida de que as borboletas são os símbolos físicos da alma humana e assim como à noite a borboleta é atraída pela chama, a alma humana é atraída pelas verdades celestiais. A tatuagem de borboleta em uma mulher geralmente representa um espírito livre. Assim como as borboletas, a mulher floresce, e de menina se transforma em mulher, com o dom de criar uma nova vida. Não importa em que parte do corpo a tatuagem é feita, ela serve como um portal para liberar e atrair as energias da vida, as essências da alma humana. A tatuagem de borboleta é um talismã que concentra o poder que está contido dentro de todas as mulheres. Os tipos de mulheres que optam por tatuagens de borboleta são tão diversos quanto os tipos de asas das borboletas. Essas mulheres podem ser criativas, encantadoras, pacientes, atentas, inteligentes e em sintonia com a natureza. As cores que podem ser usadas nas asas da borboleta são as mais variadas possíveis, o que torna o desenho altamente personalizável. Cada mulher pode escolher o tipo e as cores da borboleta de acordo com o seu estilo. Na Grécia, a crença é de que uma nova alma humana nasce cada vez que uma borboleta emerge do seu casulo. Já na Irlanda, as pessoas acreditam que as borboletas são as almas dos mortos à espera da passagem pelo purgatório. Na cultura chinesa e japonesa, a borboleta foi usada durante séculos como um símbolo da alegria e da felicidade. As borboletas também têm uma conexão com o Holocausto. Os campos de concentração contavam com locais específicos para as crianças e as paredes destes barracões eram cobertas com desenhos de borboletas. As crianças, sabendo que iam morrer, resolviam deixar uma mensagem de esperança. Embora seus corpos não sobrevivessem, suas almas ficariam imortais, sob a forma de borboletas.


  4. Cruz
    As tatuagens de cruz estão disponíveis em diversos tipos para tatuar no corpo, mas é fundamental saber o seu significado antes, mesmo que a maioria seja mais voltada para proteção ou fortes traços religiosos.
    Tipos de Cruz
    Cruz católica: A cruz católica realmente tem um significado bem religioso que representa a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Muitos católicos tatuam para homenagear ou simplesmente para levar o que essa imagem representa aos outros.
    Cruz gótica: Já a cruz gótica que é mais elaborada e é repleta de detalhes mais escuros, ela vem da Alemanha e representa esse estilo mais alternativo, escuro e até às vezes sombrio. Geralmente são os góticos que desfilam com desenhos desses, mas qualquer um pode ter para mostrar esse lado.
    Cruz céltica: E para finalizar temos o significado da cruz céltica que simboliza o seu grupo: os celtas. Ela era uma ótima forma demonstra o poder político na época, além de representar os europeus. Mais elaboradas e com detalhes mais frios é também uma das preferidas das pessoas com tatuagem.


  5. Filtro dos Sonhos
    Se acreditava que, ao cair da noite, o ar se carregava de energias – sonhos e pesadelos–, e a ferramenta mística feita artesanalmente com objetos da natureza filtrava o ar, deixando que os sonhos bons pudessem passar e prendendo os maus na “teia”. Nos dias de hoje, tendo em conta que cada um busca um significado individual para a sua tatuagem, normalmente quem escolhe tatuar um filtro de sonhos busca protecção, de forma a curar e espantar os males em redor, tendo por perto apenas boas energias e bons sonhos.


  6. Penas
    A primeira imagem que surge quando o assunto é pena são os pássaros. Pássaros estão ligados com a noção liberdade e com a capacidade de mudança e adaptação, já que estão cada hora em um lugar. Porém, significados mitológicos também estão ligados com este tipo de tatuagem. Os índios usavam penas para cobrir o corpo e conforme a hierarquia dentro da tribo mudava, as penas mudavam também. Sendo assim, o significado da tatuagem de pena pode ser um símbolo de identificação ou ter uma relação com a espiritualidade. As assas dos anjos também são feitas de pena, portando, a proteção pode ser simbolizada por asas com muitas penas ou apenas penas soltas.

Um comentário: